DICA 1 - O ESCAFANDRO E A BORBOLETA
Um roteiro, de 2008, adaptado do livro homônimo autobiográfico! O filme narra a história de Jean-Dominique Bauby, um jornalista bem-sucedido, editor da revista Elle que, aos 43 anos de idade, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo e aprende a se comunicar desta forma, piscando com apenas um olho! Ele cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.
É um filme sensível que nos leva a refletir sobre vários aspectos da vida! Com certeza vale a leitura do livro também, afinal foi escrito com o piscar de apenas um olho!
Classificação indicativa: 10 anos
DICA 2 - COMO ESTRELAS NA TERRA
É um filme de 2007 que conta a história de um menino que tem DISLEXIA, apresenta muitas dificuldades na escola e acumula uma série de reprovações. Ao ser levado a um internato, sofre também com a separação da família, mas conhece um professor substituto que, com sua metodologia própria, ajuda o garoto a superar suas dificuldades.
É um excelente filme para quem trabalha com educação e aprendizagem e para as crianças e familiares que se identificam com a temática. E também para quem curte um filme emocionante, que retrata o respeito às diferenças!
Classificação indicativa: livre
DICA 3 - O DISCURSO DO REI
O filme é de 2011, com 12 indicações ao Oscar, baseado em fatos reais!
Retrata a história do Príncipe Albert da Inglaterra que deve ascender ao trono como Rei George VI, mas ele tem GAGUEIRA. Sua esposa contrata Lionel Logue, um ator australiano e terapeuta de fala, para ajudá-lo.
Um filme com alívios cômicos em que Logue usa meios não convencionais para ensinar o monarca a falar com segurança.
Um longa muito bem produzido que mostra a trajetória de ascensão e resiliência do monarca britânico.
Classificação indicativa: 12 anos Gostou das dicas? Já conhecia algum desses filmes?
Comments